A consultoria ECA International, empresa com sedes em Londres, Nova York, Sydney e Hong Kong, realizou pesquisa em 53 países, que apota que os a média de reajuste de salários no Brasil em 2009 será de 6,2% em relação a 2008, sem considerar a inflação. Informação de hoje na BBC.O mercado financeiro projeta a inflação paara 2009 para 4,26% - IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Informação de ontem do Boletim Focus do Banco Central.
Segundo estas quiromancias, o assalariado brasileiro terá aumento real de salário de 1,94% em 2009!
Para não pegarmos um dado contaminado pela crise, vamos falar do ano de dois mil e sete do nosso senhor Jesus Cristo, quando 77% do PIB do Brasil era consumido dentro do próprio país, com tendência de aumento. Considerando o aumento de renda real, e que podemos deixar diminuir as exportações, mas não vamos deixar de exportar, a economia brasileira pode até ter aumentos pouco expressivos nos grandes números nacionais, PIB, exportação e balança comercial. Mas o crescimento econômico das famílias deve perdurar até 2010, tirando um percentual e algum período de remanejamento da mão de obra que sai de um setor exportador para ser assimilado pela parte da PIB que a gente come. Até lá, conforme as bolas de cristais dos magos da equipe do Obama, visualizam a recuperação da economia dos Estados Unidos, e com isso a salvação de todo o mundo capitalista.
Enquanto isso, os chineses continuam trabalhando para reassumir a posição de liderança econômica mundial, com ou sem recuperação americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados.