quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Efim, Banco Central começa a tratar do Spread

A tabela mágica
O Banco Central disponibiliza a taxas de juros das principais operações de crédito das principais modalidades de crédito.
  • crédito pessoal: cheque especial, crédito pessoal, aquisição de veículos automotores, aquisição de bens;
  • empresas: desconto de duplicatas, capital de giro prefixado, conta garantida, aquisição de bens, capital de giro flutuante.
Importante alertar que se trata de juros médios praticados no mês anterior, e que o cadastro do cliente pode determinar variações para cima ou para baixo desta tabela. Vamos ver como as pessoas e empresas conseguirão trocar suas dívidas caras, por juros menores oferecidos pelo mercado.

Juros abaixo da Selic
As tabelas registram juros até abaixo da SELIC, com é o caso de um tal banco PINE S.A com juros de 0,45 ao mês na modalidade de empréstimos para capital de juro flutuante, o que soma algo em torno de 6% ao ano.
Se o Brasil é uma economia de mercado esta tabela vai dar trabalho para os gerentes dos grandes bancos, e deve reduzir o spread. Caso contrário, é caso para o Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica e para CVM – comissão de Valores Mobiliários.
Ou caso de polícia.


Bancos camaradas
Abaixo as 5 instituições financeiras mais batutas para crédito pessoal e capital de giro. Para ver as tabelas do Banco Central, clique nas tabelas abaixo.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados.