Não foi nem a Folha de São Paulo, nem o Estadão, nem o Globo. Foi a Gazeta do Povo, que fez uma (boa) matéria sobre República no dia da proclamação da nossa. Veja aqui. O dia quase passou batido, porque feriado no domingo não conta.A República é uma idéia grega que hegemonizou o mundo. Poucos países resistem a ser denominados de República. Mesmo monarquias, como a inglesa, estão profundamente comprometida idéias republicanas, como independência de poderes, por exemplo. Do mundo árabe à China, todo mundo quer ser República. Popular, do islã, mas sempre República.
E é dos gregos também outra idéia que junto com a "coisa pública" tem afastado o mundo da tirania: a democracia.
Estranha lógica dos partidos estados unidenses, que divide-se entre Republicano ou Democrata. Mas mesmos o partido do Obama é republicano. Já o partido do Bush... por aqui tem uns Democratas que tem o DNA da Arena, partido de sustentação da ditadura militar (1964 - 89). Mas isso é só confusão de nomeclaturas nos cartórios eleitorais.
A novidade lá pelo final de 1800, desde a idéia da República, foi a análise do poder econômico sobre a sociedade acima do Estado (na época a maioria dos países ainda eram monarquias, mas abaladas pela revolução francesa, que resgatava os ideais republicanos), levando "as coisas públicas" a serviço daquela senhora, chamada burguesia. É aí que entra o "bom velhinho"... sim, aquele de barbas brancas que escreveu "O Capital"! Mas aí é outro assunto. Ou melhor: mais um assunto republicano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados.