segunda-feira, 5 de outubro de 2009

deformaçoes da densidade demográfica brasileira

Devidamente copiado e colado da BBC Brasil.

Geógrafos da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, desenvolveram um projeto pelo qual os mapas de vários países são redesenhados de acordo com sua concentração populacional.
Para Benjamin David Henning, um dos idealizadores do projeto Worldmapper, as imagens permitem a compreensão visual dos recursos e fluxos mundiais.
O projeto também gera mapas de acordo com centenas de outros fatores, como idade, origem populacional, idioma falado, renda etc.

"É uma maneira mais fácil de identificar como melhorar os problemas enfrentados pelos países ou diferentes regiões do mundo", explica.

Projeto para 2010
A desmetropolitanização baseada inversões tributárias que favoreçam cidades a crescerem até 100 mil habitantes, e cidades com mais de 1 milhão de habitantes diminuirem, é um desafio para o futuro.
Investimentos como um linha de metrô, que apenas resolvem parcialmente os problemas de metrópoles, são suficientes para induzir crescimento de 10 cidades. A linha de metrô de Curitiba custaria R$ 3 bilhões. Um décimo deste dinheiro, R$ 300 milhões, seriam suficientes para transformar uma região produtora de grãos, em uma região agro-industrial. O mesmo vale para o setor pecuário. Além de indústrias eletro-eletrônicas e da economia digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados.