sexta-feira, 5 de junho de 2009

Projeto para o Paraná: Linha de trem de alta velocidade entre Assuncion e Paranaguá, em 4 horas

Assunción tem a mais antiga estação ferroviária da América Latina. Coincidência ou não, Assuncíon, Foz do Iguaçu, Guarapuva, São José dos Pinhais e Paranaguá estão quase em linha reta.
Evidentemente aquela primeira estação ferroviária queria chegar ao mar. Hoje temos uma conjuntura favorável para resgatar a integração Latino Americana por trilhos, mais largos e com locomotivas mais rápidas, movidas a energia elétrica; coisa que Paraguai e Brasil tem sobra, principalmente nos horários da madrugada.
A ligação com o Porto de Paranaguá é uma melhoria nas condições de exportações do Paraguai, e consequentemente, do Paraná. Fortalece o turismo para o litoral do Paraná e Santa Catarina, com a integração de passageiros no aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais.
Potencialmente integra a Argentina do lado paraguaio e os portos catarinenses do lado brasileiro. O projeto considera a necessidade de transporte de cargas e passageiros dentro de uma margem de até 200km de cada lado dos trilhos, abangendo o sudoeste, sul e sudeste do Paraná e do nordeste de Santa Catarina, além do Paraguai. A alimentação de passageiros e cargas para até a estrada de ferro é feita através do transporte rodoviário já existente.
O trajeto contorna a parte mais íngrime da Serra do Mar, barateando a construção (evita túneis e grandes estruturas suspensas), e incentiva o crescimento econômico de cidades pequenas. Curitiba passa a ser atendida através da conexão com o Aeroporto de São José dos Pinhais.
O Investimento, baseado em projeto desenvolvido na Eruropa é de R$ 30 bilhões (pode reduzir significativamente, de acordo com as condições geográficas favoráveis, e pelos custos menores de desapropriações, mão de obra, matéria prima, na América Latina). Além de investimentos e financiamentos públicos, parte da captação destes recursos pode ser através de ações na bolsa de valores, para um negócio com certeza de retorno.

TREM DE ALTA VELOCIDADE
Trajeto de 1.000 KM
Velociadade média de 250 KM/H para trechos acima de 200 km.

TEMPO DE TRAJETOS DIRETOS
ASSUNCÍON E PARANAGUÁ - 4:00 H
FOZ DO IGUAÇU PARANAGUÁ - 2:45 H

CUSTO DE CONSTRUÇÃO
1.000 KM - Assunción - Paranaguá
Baseados nos custos mais baixos dos trajetos europeus, conforme relatório do BNDES.
R$ 30 BILHÕES (pode reduzir com custos latino americanos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados.