quinta-feira, 14 de maio de 2009

Lições lusitanas: Telefonia barata também dá lucro

Juntando as matérias abaixo com o que publicamos em:
Portugal tem a tarifa telefônica mais barata da comunidade européia
Concluímos que temos muito que aprender com os portugueses. As empresas de telefonia na terra de Camões dão lucro mesmo com tarifas baratas. Ô pá! estes brasileiros não são tão espertos como dizem.


Portugal Telecom tem lucro 19% maior no 1º tri

LISBOA (Reuters) - A Portugal Telecom anunciou nesta quinta-feira aumento de 19 por cento no lucro líquido do primeiro trimestre, superando expectativas do mercado. O resultado foi puxado pelo desempenho da operadora móvel brasileira Vivo e redução em provisões para impostos.

A Portugal Telecom registrou lucro líquido de 166,4 milhões de euros (227,1 milhões de dólares). As receitas subiram 2 por cento, para 1,604 bilhão de euros, enquanto o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) recuou 0,6 por cento, para 602,6 milhões de euros.

Analistas consultados pela Reuters previam em média lucro líquido de 113 milhões de euros, receitas de 1,613 bilhão de euros e Ebitda de 565 milhões.


Telefónica anuncia alta do lucro trimestral graças à América Latina

MADRI, Espanha, 13 Mai 2009 (AFP) - A gigante espanhola das telecomunicações Telefónica anunciou nesta quarta-feira uma alta do lucro líquido trimestral, apesar da queda no faturamento, sustentada pelas operações na América Latina.

O lucro líquido aumentou 9,8%, ficando em 1,69 bilhão de euros. Já o faturamento da empresa caiu 1,4%, para 13,703 bilhões de euros, e o resultado operacional (IBTDA) recuou 0,4%, para 5,35 bilhões de euros.

Estes resultados são ligeiramente superiores às previsões dos analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que falavam em média num lucro líquido de 1,67 bilhão de euros.

A Telefónica destacou que a "força dos negócios na América Latina continua impulsionando o crescimento do Grupo", cujo faturamento no subcontinente subiu 4,8%, para 5,403 bilhões de euros, enquanto o IBTDA cresceu 10,9%, para 2,081 bilhões de euros.

"O Brasil continua sendo o principal motor da companhia, com um peso de 35,1% dos ingressos da Telefónica América Latina no primeiro trimestre de 2009 em moeda corrente, seguido de Venezuela (16,3% dos ingressos da região), e Argentina (12,8% do total)", acrescentou a Telefónica.

A operadora brasileira de telefonia móvel Vivo, controlada pela Telefónica e a Portugal Telecom, aumentou sua fatia de mercado no país após comprar a compatriota Telemig no primeiro trimestre de 2008.

A companhia considerou que suas filiais latinoamericanas completaram novamente um trimestre com sólidos resultados comerciais e financeiros, em um ambiente de leve desaceleração da atividade comercial.

Nos resultados apresentados nesta quarta-feira a companhia reiterou ainda todas s metas financeiras para o ano 2009 anunciados no mês de fevereiro, quando a Telefónica previu, entre outras coisas, um IBTDA e um faturamento em alta de 1% a 3%.

Apesar dos bons resultados na América Latina, na Espanha e no resto da Europa, onde o grupo possui o britânico O2, os resultados foram negativos.

Os analistas do banco Banesto consideraram que o crescimento na América Latina foi bom, mas que na Espanha está se enfraquecendo, especialmente no ramo da telefonia móvel.

O faturamento na Espanha caiu 4,2%, para 4,913 bilhões de euros, enquanto o IBTDA perdeu 7,5%, para 2,402 bilhões de euros.

No ramo de telefonia móvel, em particular, o faturamento caiu 9,4%, ficando em 2,172 bilhões de euros.

Na Europa, a queda do faturamento foi de 6,6%, para 3,245 bilhões de euros, enquanto o IBTDA recuou 3,2%, para 883 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados.