Olha que coisinha linda o título da matéria da Globo: "Juros médios dos bancos caem mais do que taxa Selic em 2009"A matéria faz uma confusão misturando datas e percentuais para colocar como grande coisa os 0,6% de reduçao de juros, de 39,2% para 38,6% entre marços e abril. Lá no meio do monte de número diz uma verdade: "a taxa média de juros dos bancos estava em 43,3% ao ano em dezembro do ano passado e em 32,4% ao ano em janeiro de 2009." Vamos lá: 32,4% em janeiro, e 39,2% em março aponta um aumento de juros de 6,8%. Menos os 0,6% de queda de abril, fica assim: Aumento da taxa de juros de janeiro a 6,2% no ano de 2009 do nosso senhor Jesus Cristo, que era contra a usura... eu acho.
Já a Selic caiu de 13,75% em dezembro, para os atuais 10,25%.
Ou seja, a taxa de juros dos bancos só caiu mais em comparação a Selic entre março e abril. Nos meses anteriores a taxa de juros dos bancos subiu enquanto a Selic caia.
Alexandro Martello, o autor da matéria deve ganhar salário duplo, da Globo e da Febrabam para escrever matérias tão, tão, tão... me fugiu a palavra, mas é isso aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados.