quinta-feira, 26 de março de 2009

Pesquisas Datafolha é boa, já as análises...

Venda casada é crime. Você pode ver os originais das pesquisas de opinião, sem ter que comprar análises em promoções leia uma e compre duas.

Recomendamos a leitura dos originais das pesquisas, disponíveis no Datafolha, pois as análises sobre os dados passam por dois crivos da paulistocracia:
  1. O Datafolha, faz parte de um grupo de São Paulo, com sede em São Paulo, que mais vende em São Paulo, com anunciantes de São Paulo.
  2. O Datafolha é o instituto de pesquisas da Folha de São Paulo, que tem como ditado,um "jornal a serviço do Brasil", mas é mais especificamente, "um jornal a serviço de São Paulo", e mais especificamente ainda "um jornal a serviço do PSDB de São Paulo". Como o Aécio já sabe.
É natural as análises serem imparciais, pois elas sempre são. Os vínculos entre a elite financeira de São Paulo e o PSDB, tem na Folha sua expressão política. Pacto refeito pós redemocratização do país.
Haja visto a ausência de análises econômicas sobre o spread, e a obsessão pela Selic, que ironicamente era mais alta durante a hegemonia deste grupo no Banco Central do Brasil - governo FHC. E, haja visto os anunciantes. Afinal, alguém tem que pagar o salário da Eliane Catanhênde, do Clóvis Rossi escrevendo de Londres. Tudo isto custa dinheiro. Mas tem dinheiro bem empregado: o Carlos Heitor Cony, Macaco Simão e os cartunistas e quadrinhistas.
No entanto, um instituto de pesquisa, se mentir perde a credibilidade. Os dados tem que estar perto da realidade. Já as análises, seja do Datafolha, seja de quem for sempre tem um foco, e nunca são isentas.
Por isso, sempre esperem dois dias antes de formar opinião sobre pesquisas, pois o Datafolha é obrigado a disponilizar a pesquisa inteira. Assim, você faz a sua análise sobre a ótica de seu interesse, e não compra análises feitas por sabe-se lá quem, e com qual interesse. E nós sabemos quem, e qual o interesse!
É absolutamente lícito uma pesquisa feita por um veículo de informação atrasar sua divulgação de pesquisas, para antes publicar suas análises junto com os dados da mesma. É uma estratégia para para vender jornal. Mas sempre vale a pena, checar como os dados são apresentados na análise, e os dados que a análise não viu, não citou, ou não quis ver.

Serviço:
No Datafolha, no rodapé de cada análise, você tem um vínculo:
"Download de tabelas completas", clicando, você terá um arquivo em pdf com as tabelas da pesquisa inteira, conforme a legislação obriga os institutos a publicarem.

Dentro do interesse do Paraná Brasil recomendamos olhar com lupa as tabelas completas já disponíveis:
  • Intenção de voto para presidente 2010 - Dados sobre conhecimento dos candidatos: Serra e Dilma.
  • Ranking de governadores - rejeição do PSDB gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados.