Recebemos a resposta da CVM - Comissão de Valores Mobiliários sobre as perguntas feitas na matéria: UOL faz investidor perder dinheiro.O que avaliamos é que, apesar de ser absolutamente livre a troca de informações, existe regras para a publicações comerciais como é o caso o UOL Economia. E que os jornalistas, economistas e veículos que fazem análises de forma irresponsável correm risco de punição.
Não temos notícia de algum caso de veículo de comunicação, jornalista ou economista punido.
Sub-prime não fez uma crise sozinho
Antes da crise econômica todos nós vimos inúmeros argumentos justificando o petróleo à U$ 150 o barril, o aumento de preços do atacado de alimentos, e a equivalência do preços dos imóveis em Curitiba, e outras cidades do mesmo porte ao preço do metro quadrado de São Paulo. Tudo isto criava um clima de empolgação pelos novos patamares de preços. Tudo isso ruiu, e não foi só por causa dos operadores do sub-prime.
Dica aos pequenos investidores
Ainda que as informações sejam muito técnicas, vale a pena para o investidor conhecer o endereço da CVM, considerando que é a instituição governamental regulamenta o mercado de ações. Apesar da resposta ter demorado, existe um atendimento que deve ser utilizado para ser melhorado. Esta interação do pequeno investidor com a CVM pode ajuda-la a ter informações de mais fácil acesso. No site tem várias inicaitivas tentando aproximar o cidadão comum da idéia de vlores mobiliários. Mas não achamos nada conjuntural.
A Resposta da CVM
Segue a baixo a resposta do Sistema de Atendimento ao Investidor da CVM, com grifos do ParanáBrasil:
"Em atenção a seu e-mail, esclarecemos que existem diversos blogs, chats e páginas na Internet visando troca de informações e opiniões pessoais sobre valores mobiliários de maneira a ajudar aos próprios participantes destes na formação da sua opinião sobre o valor mobiliário. Essa troca de opiniões só se transforma em análise de valor mobiliário nos termos do art. 2º da Instrução 388/03 se houver recebimento de pagamento ou benefício econômico ("caráter profissional") pela disponibilização da análise e se a opinião ou relatório for mais elaborado e embasado do que um mero palpite. Vale ressaltar, que o site pode efetivamente ser utilizado por algum membro para divulgação de análises gráficas ou fundamentalistas, com motivação profissional. Nesse caso, o membro do site que divulgar a análise deve estar registrado como analista de valores mobiliários na CVM. Todavia, caso não esteja, a infração será do analista e não do site. Esclarecemos também que o citado ato normativo se encontra disponível no nosso site, no item "Legislação e Regulamentação", subitem "Atos CVM".
Finalmente, no que concerne à obtenção de informações, recomendamos que o investidor, para a formação de sua opinião, busque a informação divulgada pela Companhia Aberta emissora do valor mobiliário de seu interesse. Tais informações se encontram disponíveis no site desta Autarquia, na seção "Acesso Rápido", item " ITR, DFP, IAN, IPE e outras Informações".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados.