sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Febeapá de 2009 promete

Já na segunda semana do ano de 2009, dá para perceber que o Festival de besteira que assola o Paraná, vai assolar pra valer!
Por isso, colaboradores mandaram um novo desenho para a seção.
O Febeapá original é um livro escritor, Sérgio Porto, através do seu pseudônimo, Stanislaw Ponte Preta. Era País ao invés de Paraná, mas como na capital do Paraná tem muito Stanislaw, e tem ponte preta também, é daqui mesmo que vamos observar este festival que assola o mundo inteiro; mas em especial o Paraná, com seus jornais provincianos e empobrecidos.
No Feabeapá 2, Stanislaw justifica:

"É difícil ao historiador precisar o dia em que o Festival de Besteira começou a assolar o País. Pouco depois da "redentora", cocorocas de diversas classes sociais e algumas autoridades que geralmente se dizem "otoridades", sentindo a oportunidade de aparecer, já que a "redentora", entre outras coisas, incentivou a política do dedurismo (corruptela de dedo-durismo, isto é, a arte de apontar com o dedo um colega, um vizinho, o próximo enfim, como corrupto ou subversivo — alguns apontavam dois dedos duros, para ambas as coisas), iniciaram essa feia prática, advindo daí cada besteira que eu vou te contar".

Os tempos são outros, mas a década de 80 e 90 foram cheias de neoliberalismos, liberalismos absolutistas, privatarias, pós modernices, fim da história e outras modas. Apesar de tudo que tem acontecido no mundo, os que escrevem jornais não perceberam as mudanças, apesar de... trabalharem em jornais.

Velho Stanislaw se, ao ressuscitar, quiser conhecer a capital do Paraná com o ônibus de turismo da prefeitura, cuidado com a Ponte Preta.
Para quem não conhece Curitiba veja aqui que só faltava Stanislaw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados.