quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Choque de Gestão em Curitiba foi de 220






















Tucanos das Auracárias mostram com é o tal choque de gestão. Passada as eleições, a passagem e ônibus de Curitiba aumentou de R$ 1,90 para R$ 2,20, aumento de aumento de 15,7%. Com a melhor estrutura de transporte do país o tucanato consegue ter a tarifa mais cara do país em relação à população.
O número de habitantes por quilometro quadrado é baixa. Podemos se fazer a seguinte relação: Maior densidade demográfica, maiores problemas de trânsito, maiores custos do transporte.
Considerando a tradição de planejamento urbano de curitiba, que inicia em 1783, podemos contar com canaletas do Expresso e sistema binários de vias expressas, que aumentam a velocidade, diminuem desgaste dos veículos, economizam combustível. Também, em nenhuma outra capital existe renda com publicidade nos pontos de ônibus como é feita na capital do Paraná.
Claro que é um comparativo complexo, considerando integrações, relação com cidades vizinhas, geografia, população usuária do sistema. Mas o "melhor planejamento urbano" deveria favorecer um menor custos.

Abaixo algumas comparações entre capitais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados.