Americanos tem, ou criaram, bons motivos para copiar modelo do mercado financeiro brasileiro.O Brasil tem um sistema bancário nacional, o que possibilita as maravilhas da tecnologia da informação operando com algumas dezenas de bancos que dominam o território Nacional. Itaú (+Unibanco), Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Santander, HSBC, ABN, mais alguns, e os outros correndo atrás.
O Sistema bancário americano é paroquial, havendo bancos de uma só agência em um único município. Os bancos grandes são de investimento. Quebrar bancos pequenos, para J. P. Morgan e companhia ir às compras, é um grande negócio. Se esta crise foi inventada, siga o dinheiro que você acha o causador. Exportar uma crise para remodelar o sistema financeiro americano é mais viável do que convencer um senador do Mississipi, financiado pelo banqueiro local a mudar a legislação.
Pode não ter sido intencional, ainda que eu duvido que com todos os mecanismos disponíveis hoje em dia, esperar pegar fogo no terceiro andar para chamar os bombeiros pode estar dentro da margem de segurança. Afinal para quem dá notas para as economias do outro lado do mundo, é difícil não perceberem a fumaça do segundo andar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados.