terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Diagnóstico: Produtividade 2 X salários 0

“O problema fundamental do modelo neoliberal é o descolamento entre o crescimento da remuneração e da produtividade. Antes, os dois evoluíam em curvas próximas e mais ou menos semelhantes. A partir de 1980, nos EUA, a remuneração segue estável, com pouco ou nenhum crescimento, enquanto que a produtividade mais que dobra. De 1955 até o fim dos 1970, ambos cresciam iguais. Após 1980, a separação se dá. Esse é o problema fundamental, e acredito que ele se dá na Europa, na América Latina, e sei que é assim no México.”

Thomas Palley, economista norte-americano

Esta centralização de recursos, transformados em lucros, criou uma nuvem de dinheiro especulativo, que precisava ser remunerado. Muito dinheiro parado desvaloriza-se. Daí a criatividade dos financiamentos sem garantias (bolha de crédito imobiliário americano), depois as aplicações maciças no mercado futuro de petróleo, e alimentos, criando uma inflação mundial. E voltando ao início da cadeia, o americano médio devolvendo sua casa hipotecada pelo mesmo mercado financeiro, que que comprou no mercado futuro petróleo a U$ 150 o barril, soja, trigo, carne... por um preço especulativo para 2009, 2010.
Este dinheiro, descontado o pagamento do prejuízo do sub-prime, ainda existe. Quando as regras do Governo Obama estiverem claras, a nuvem volta voar por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados.