quinta-feira, 23 de junho de 2011

2,2 bilhões em metrô num Paraná que não tem ferrovia

Uma certa obsessão provinciana com esse treco de metrô. Estuda-se gastar 2,2 bilhões em meia linha de metrô. Vamos gastar mais com indenizações numa mesma cidade do que com transporte, efetivo, ou seja, vagões, trilhos etc.
Todo esse esforço seria muito melhor para Curitiba (1.746 mil hab.), se aplicado em trem moderno entre Ponta Grossa (318 mil hab.), São José dos Pinhais (263 mil hab.) e Paranaguá (147 mil hab.), o que ajudaria a evitar o inchaço da capital. Temos que evitar que a cidade chegue a 3 milhões de habitantes (a região metropolitana já tem isso), e não incentivar. Dá tempo de repensar.

A vantagem de investir em trchos entre cidades é que o mesmo investimento para distribuir pessoas serve para distribuir mercadorias. Considerando que em breve teremos um trem bala que vai até Camplinas e a ferrovia Norte Sul. Que sentido tem uma ferrovia Curitiba - Curitiba?

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