domingo, 11 de abril de 2010

Trem bala de São Paulo - Paranaguá - São José dos Pinhais












O PAC 2 inclui o projeto de um trem bala ligando Curitiba a São Paulo.
A sugestão de esticar a linha até São José dos Pinhais, via Paranaguá tem os motivos:
Do ponto de vista de São José dos Pinhais
1 - Possibilidade da conexão trem/avião através do aeroporto Afonso Pena.
2 - Iniciar em São José dos Pinhais, com a conexão aeroporto/trem/estrada uma estrutura de entrocamento de moldais de transporte de passageiros e cargas.
Do ponto de vista de Paranaguá:
  1. A ligação até Paranaguá favorece o nosso Porto com trasporte de cargas do que é produzido em São Paulo e Região metropolitana de Curitiba.
  2. A conexão de Paranagá com o aerporto Afonso Pena e o Porto cria um potente multimoldal de trasnporte de carga.
  3. No tranporte de passageiros, incremento do turismo no Litoral do Paraná e Santa Catarina.
Do Ponto de vista de Curitiba:
  1. Desafogar a estrutura de transporte saturada da capital.
  2. Propociar crescimento e desenvolvimento econômico de outras cidades em contrapartida ao inchaço da maior cidade.
  3. Conexão de transporte de ônibus em canaletas de expresso entre o Aeroporto Centro da Cidade.
O trajeto chegaria do estado de São paulo através da cidade de Registro, a 25 m de altitude.
Os trilhos são elevados como as rodovias Ecovia de São Paulo, minimizando o impacto ambiental.
É necessário estudo específico para a travessar a baía de Paranaguá no melhor local.
Há a alternativa de passar por Antonina, considerado como porto intermediário à Paranaguá, sem ter que atravessar a baía.

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