
O PAC 2 inclui o projeto de um trem bala ligando Curitiba a São Paulo.
A sugestão de esticar a linha até São José dos Pinhais, via Paranaguá tem os motivos:
Do ponto de vista de São José dos Pinhais
1 - Possibilidade da conexão trem/avião através do aeroporto Afonso Pena.
2 - Iniciar em São José dos Pinhais, com a conexão aeroporto/trem/estrada uma estrutura de entrocamento de moldais de transporte de passageiros e cargas.
Do ponto de vista de Paranaguá:
- A ligação até Paranaguá favorece o nosso Porto com trasporte de cargas do que é produzido em São Paulo e Região metropolitana de Curitiba.
- A conexão de Paranagá com o aerporto Afonso Pena e o Porto cria um potente multimoldal de trasnporte de carga.
- No tranporte de passageiros, incremento do turismo no Litoral do Paraná e Santa Catarina.
- Desafogar a estrutura de transporte saturada da capital.
- Propociar crescimento e desenvolvimento econômico de outras cidades em contrapartida ao inchaço da maior cidade.
- Conexão de transporte de ônibus em canaletas de expresso entre o Aeroporto Centro da Cidade.
Os trilhos são elevados como as rodovias Ecovia de São Paulo, minimizando o impacto ambiental.
É necessário estudo específico para a travessar a baía de Paranaguá no melhor local.
Há a alternativa de passar por Antonina, considerado como porto intermediário à Paranaguá, sem ter que atravessar a baía.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados.