No dia mundial sem carro de 2007, cerca de 50 ciclistas pintaram a primeira ciclofaixa de Curitiba, no início da Rua Augusto Stresser. A prefeitura multou em R$ 3 mil os ciclistas, por pichação e crime ambiental.
Como foi um movimento social que foi vítima da multa, a solução para o pagamento foi mais mobilização. Articularam colaborações financeiras de outras cidades, o Rio de Janeiro, São Paulo e até mesmo Amsterdan. Também fizeram uma festa de arrecadação. Mais de 100 pessoas fizeram uma festa que arrecadou R$1.742,00. Mas não pararam por aí. Depositaram o valor da multa em juízo, para discutir na Justiça o mérito da multa.
Em artebicicletamobilidade.wordpress.com (de onde tiramos as informações deste texto) os militantes avisam: "Queremos ciclofaixas e vamos pintá-las, com ou sem o apoio das ´autoridades´. A ética da pólis, a política, é ação que se executa no dia-a-dia. É buscar meios de agir diretamente na comunidade. Apertar um botão de tempos em tempos e escolher um hipócrita para nos governar não corresponde ao que chamamos de política."Com uma pequena parte da energia e dinheiro que a prefeitura dinheiro gasta com radares, poderia ter planejado e pintado as ciclofaixas reivindicadas pelo movimento. Mas prefiriram multar a rapaziada. O PSDB é assim, se não entende, criminaliza.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados.