terça-feira, 17 de março de 2009

COLABORAÇÃO - UM SENTIDO HUMANO

Estamos fazendo uma grande matéria sobre software livre, focada na colaboração como método de trabalho, abordando o tema de várias maneiras. Será uma série de matérias identificadas com o desenho ao lado.

De presa fácil a predador


Apesar da expressão “lobo solitário”, lobos são exímios caçadores em matilha. O desenvolvimento da espécie humana pode ser caracterizado por diversos aspectos. Mas nunca chegaríamos ao atual nível de conforto, longevidade, tecnologia sem a colaboração. Mas a fazemos mais do que os lobos.
Desde a época em que nossa “economia” era baseada na caça, a colaboração fez de um mamífero frágil, que sozinho era uma presa fácil, num dos mais temíveis caçadores. Nosso problema, hoje, é que colaboramos demais entre nós para vencer a natureza. Agora estamos aprendendo a colaborar com a natureza.
O Homos-sapiens, além de caçar colaborativamente, passou a plantar, navegar, construir abrigos, e desenvolver tecnologias. Começou fazer coisas de maneiras maneiras diferentes, em maior quantidade, coisas que facilitavam a vida, coisas que nunca foram feitas. Tudo começava num pequeno grupo, e era copiado e melhorado pelos seus vizinhos, que tinham outros vizinhos, que copiavam adaptavam e melhoravam as idéias. O sucesso da idéia era a capacidade do grupo absorvê-la. É a base da colaboração.
A capacidade de se associar com outros humanos saltou com a internet, mas antes disso, construindo barcos e domesticando cavalos e camelos para montaria, aumentou a área de impacto de uma nova idéia, fazendo que uma invenção na China, passasse pelo Oriente Médio e chegasse a Europa através do comércio. O compartilhamento mundial faz parte da natureza do desenvolvimento humano. A colaboração faz barcos, que vão levar mercadorias, feitas com a colaboração de plantadores e processadores, que precisam da colaboração de ceramistas, que precisam da colaboração dos marceneiros. Fizemos um mundo assim.
Claro que também sempre apareceu um grupo brigando com outro, querendo ser dono daquilo que é de todos, da água, da terra e do conhecimento. Mas isso é outra história. Isso é a guerra, isso é imperialismo.
A maior parte do tempo a humanidade passa colaborando, construindo junto. Eventualmente aparece uma guerra, ou alguém querendo dominar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados.