O Governo Federal disponibilizou o Portal Federativo. Pode parecer só mais um portal, mas o acesso às informações disponíveis para prefeitura e governos estaduais é o uso da internet para fortalecer a as relações republicanas do pacto federativo do país, combatendo o clientelismo e o compadrio das nossas relações de Estado.
A internet pode ser um instrumento de informação do Estado Brasileiro. O que é importante num espaço onde parte da mídia se viabiliza financeira e politicamente através da desinformação. A idéia de República e pacto federativo marcam um ponto no ciberespaço.
O professor de Obama

Um dos professores de Obama na Universidade de Havard, O ministro Mangabeira Unger, foi entrevistado no programa Três a um, da TV Brasil. Discorreu sobre o papel estratégico de fortalecer o pacto federativo, como parte de um programa de desenvolvimento nacional.
Outro assunto da entrevista, foi o modelo de desenvolvimento que o Ministro chamou de “São Paulino atrasado”. Trata-se do tipo de desenvolvimento pensado equivocadamente para o nordeste brasileiro, baseado na exploração de mão de obra barata, pois segundo o ministro, o nordeste tem potencial para um modelo de desenvolvimento mais adequado à época que vivemos, deferente do crescimento de São Paulo da década de 50 do século passado.
Também fez uma boa análise sobre o turismo, que sem desenvolvimento econômico, é fator desagregador, pois traz riquezas, mas não de maneira constante, propiciando atividades marginais.
O programa ainda não está disponível na TV Brasil, mas esperamos que possa ser solicitado; para quem se relaciona com poder público sugiro o Portal Federativo, são conteúdos complementares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados.