O Brasil registrou elevação de 0,802 para 0,807, na classificação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, que vai de 0 a 1), do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Dados com base em 2006.
Tudo o que é feito para elevar o IDH acaba se chocando com as sugestões todas agências de classificação de risco para os países aumentarem seu grau de investimento. Por exemplo, as agências pedem redução de impostos, por outro lado o aumento do IDH se dá, principalmente, tirando população da linha da miséria, através do com Bolsa Família, melhoria dos serviços públicos de saúde e educação. Tudo isso dentro do orçamento público.
Políticas econômicas de combate a inflação também atuam indiretamente, mas definitivamente, na melhoria de vida da população de baixa ou nenhuma renda. Previdência social, e regras trabalhistas também são os horrores de wall street, no cenário de classificação do grau de investimento.
Mesmo fazendo tudo "errado" segundo alguns críticos locais, as seguintes agências concederam grau de investimento (“investment grade”) a títulos emitidos pelo Brasil : JCR (13jun/07), R&I (22abr/08), Standard & Poor’s (30abr/08), DBRS (28mai/08) e Fitch Ratings (29mai/08).
Então ficamos assim: IDH + Grau de Investimento = um olho no peixe e outro no gato. E se bobear fazemos churrasquinho com o gato.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados.